Saravá irmãos,
Hoje vamos falar sobre sacramentos e ritualísticas ,como sabemos a umbanda é uma religião como qualquer outra,então temos sim todos os sacramentos.
Em sua ritualística a Umbanda possui sacramentos que variam de casa para casa.
A umbanda vem com a ideia de trazer a mudança e não apontar seus erros.A religiosidade e espiritualidade ela age de dentro para fora,em seu coração e seu estilo de vida.
..............................SACRAMENTO..........................
Batismo= O Batismo na Umbanda é a afirmação da vocação religiosa no encaminhamento para o desenvolvimento mediúnico voltado aos preceitos e ensinamentos pregados pela Umbanda, definindo junto a espiritualidade as tendências e características dos médiuns, preparando-o para o exercício das atividades na corrente do Terreiro.
O batismo de bebês e crianças é um momento sublime e de grande importância. É nesse momento em que a criança recebe as bênçãos e a proteção da espiritualidade.
Casamento= O casamento é realizado pelo guia chefe da casa ou pelo sacerdote responsável, e não pertence só aos médiuns da casa, qualquer um que deseje casar-se na Umbanda pode pedir este sacramento,a umbanda oferece a bênção matrimonial feita ao Guia da casa e a todos os Orixás.
Funeral = O funeral é realizado pelo sacerdote do terreiro e sofre alterações de acordo com a condição do morto, se é iniciado na Umbanda ou não.O funeral umbandista é dividido em duas partes: purificação do corpo e do espírito, que acontece somente com a presença do Sacerdote, ajudante e um parente, e depois a cerimônia social para encomenda do espírito realizada no velório e no túmulo.
...........................RITUALÍSTICAS..................................
Amaci= O amaci é a lavagem da cabeça do médium, já desenvolvido, com ervas e outros elementos rituais, que consiste na preparação da vibração deste médium para incorporar o seu guia protetor de umbanda, que se manifestará no ritual e dirá qual o trabalho que aquele médium irá desenvolver na umbanda.
Confirmação= A confirmação é para médiuns que completam 21 anos de idade carnal, e já pertencem a umbanda e possuem o amaci.
Recolhimento = Quando o médium da casa é recolhido com oferendas para o seu orixá e exús para fortalecer a sua mediunidade.
Bori = Iniciação na umbanda que consiste em vários rituais de limpeza e em um recolhimento, que pode variar de 3 a 7 dias, de acordo com o orixá da pessoa.
Coroação= Para médiuns já com todas as ritualísticas e que possuem a missão de se tornarem zeladores de umbanda.
Obi =O Obi é uma obrigação voltada exclusivamente a confortar uma pessoa em um caso de doença, desemprego, distúrbios nervosos, ou até mesmo para um iniciado dentro dos preceitos do Orixá, Esta obrigação é a mais simples realizada dentro do axé,popularmente conhecida como "Fortalecer seu anjo de guarda " ou "Fortalecer seu Ori".
OBS: Vale lembrar que a umbanda não possui dogmas nem tão pouco um codificador sendo assim cada casa é livre para exercer as funções ritualísticas ensinadas pelos Guias chefes,nem tudo que se prática em minha casa eu irei acha na do irmão e vice-versa .
Izabela Libanio
#Filhadafé #Cheiadeaxé #Umbanda #Sacramentos #Ritualística
https://www.facebook.com/IzabelaLibanio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário